top of page

Idoso sim, velho não!!!


Os anos são inexoráveis! Vêm e nos marcam mesmo. Com sabedoria, mas também com sinais bem definidos e às vezes cruéis na aparência.

Ainda bem que os avanços das pesquisas e os recursos da indústria de cuidados com a pele e anti-envelhecimento cresceram muito e modificaram a relação da idade com o que revelamos. O que era irreversível descobriu-se: é reversível sim.

Quem, dentre as mulheres mais velhas, não se lembra da aparência da sua própria mãe aos 50? E a sua própria hoje? Com raras exceções, completamente diferente! Outro momento, outro conceito, outra crença quanto a ser idoso, e não um velho.

Idoso sim, velho não!
A idade que se sente

O que é idade? Apenas um número? Como de fato se sente? Alguns, com nem tanta idade, já parecem velhos, enquanto outros é até difícil acreditar que tenham toda a idade que anunciam. Pode até ser por uma privilegiada genética! Mas será que o modo de olhar para a vida não faz diferença? Faz e tem: o idoso não perde a jovialidade, tem sonhos e futuro, muitos projetos, diferente do velho que, preso no passado, vive de saudades e, muitas vezes, de amarguras.

Mas sempre é tempo! E esse mesmo tempo, que declina a capacidade física e diminui a capacidade das nossas células de se regenerarem, traz cada vez mais boas notícias sobre recursos modernos e extraordinários para se prevenir e combater não só doenças, mas também aquela fatídica perda de elasticidade, flacidez ou rugas em excesso.

Se você ainda é jovem, previna-se!

Aos mais jovens, cabe a prevenção por meio de produtos anti-envelhecimento para os cuidados com a pele, pela atividade física apropriada (sem exageros: em excesso produz mais e mais radicais livres) e pela alimentação de qualidade.

Sabe-se, por exemplo, que aos 25-30 anos - início praticamente da idade adulta - já começa a diminuir a capacidade do organismo de produzir colágeno: sustentáculo do nosso corpo e um dos elementos que contribuem para a manutenção da aparência jovial e da qualidade das articulações e ossos. Nesse momento de tanto vigor, é quase inimaginável que um jovem já tenha que considerar a necessidade de suplementação dessa proteína fundamental para o corpo que é o colágeno hidrolisado.

Se você é idoso, cuide-se!

E aqueles que não fizeram nada disso, já estão bem longe dos 30 e não se sentem nem velhos, nem datados? Informem-se, cuidem-se, vivam plenamente e usufruindo dos recursos que os novos tempos nos trouxeram.

Embora o tempo seja inexorável, muita gente só se lembra que está "bem mais velho" quando se olha no espelho... de óculos! Ou quando admira seus netos ou sobrinhos-netos, verdadeiras referências do tempo passando: "Como eles cresceram...! É, os anos voam...!"

Ter muita idade não significa necessariamente ter muitas rugas, ter prazer em elencar suas doenças ou ter aparência decadente. Pode ser diferente! Os anos passam, sim, mas por que não com suavidade?!

Vinícius de Morais escreveu versos amargos sobre a velhice. Tinha só 20 anos, quem sabe amedrontado com o porvir. Quase ao final da sua poesia, diz coisas que nem mesmo ele cumpriu:

Só terei uma experiência extraordinária. Fecharei minha alma a todos e a tudo. Passará por mim muito longe o ruído da vida e do mundo. Só o ruído do coração doente me avisará de uns restos de vida em mim.

Harmonia entre o de dentro e o de fora

Que o nosso olhar quanto à nossa experiência, saúde e aparência possa, com franqueza e equilíbrio, traduzir sempre que somos inteiros, cheios de experiência agora e com uma vontade imensa de continuarmos a nos aprimorar e reinventar.

Isso é vaidade? Ou uma questão de harmonia entre o de dentro e o de fora? Que a sua jovialidade e equilíbrio se traduzam na atenção e cuidados com "o como você se sente" e "o que você vê". Os anos continuarão passando, sim. O tempo é inexorável, lembra-se? Mas você poderá estar fulgurante, não importa em que tempo. Cuide-se.

 

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page