top of page

Cabelos, calvície e unhas fracas têm jeito, sim!


Tudo começa no colágeno, que traduz bem a função dessa proteína: manter a coesão do corpo, tudo bem unido, tudo bem colado e apoiado. O colágeno representa 30% da proteína total no organismo. Está presente na pele (70%), nos cabelos, nas unhas, e ainda dentes, músculos, ligamentos, tendões, articulações e órgãos vitais.

Até os 25-30 anos, tudo está no lugar, bem ajeitado! A seguir, nossa produção natural de colágeno vai caindo ano a ano - se menos “cola”, menos tudo tão espesso e arredondado, no lugar! Imagine: aos 50 anos produzirmos tão-somente 35% de colágeno!

Começo da calvície nos homens

Com o passar dos anos, o metabolismo torna-se mais lento e a síntese de aminoácidos não essenciais - como a glicina, prolina e hidroxilisina, componentes do colágeno - já não acontece com a mesma rapidez ou na concentração necessária para manter o turgor do corpo. Sem aminoácidos suficientes, o organismo 'prioriza' onde eles são mais necessários e algumas regiões como a pele [e unhas e cabelos] passam a ter importância secundária, de acordo com artigo acadêmico da PUCSP, 2015, intitulado Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano.

Colágeno e Radicais Livres Se não mais produzimos colágeno a contento e a alimentação não consegue repor os níveis exigidos nas condições ideais - que traduzimos por viço da juventude e mais saúde -, suplementamos com o colágeno hidrolisado, que confere a melhor absorção. Suas propriedades antioxidantes também têm participação no combate aos radicais livres, responsáveis pela oxidação das nossas células.

Afinal, basta respirarmos para já produzirmos radicais livres! A bem da verdade, esses nem sempre são os vilões do envelhecimento, pois alguns têm sua função benéfica no nosso organismo: os radicais livres endógenos, que trabalham a favor do sistema imunológico. O problema são os radicais livres exógenos, moléculas que sequestram os elétrons tanto de outros radicais livres (vilões!), quanto de moléculas vizinhas e sadias do nosso corpo, oxidando-as e deixando-as como uma maçã cortada ao meio e deixada ao tempo: enferrujadas. Quando jovens temos recursos naturais para equilibrar os radicais livres danosos. Porém, com o decréscimo da produção do colágeno, vamos perdendo a capacidade de combatê-los com a eficiência de antes. Daí hoje a recomendação generalizada e constante de usarmos a suplementação de colágeno.

Queda de Cabelos e Colágeno

Fios mais bem tratados “Bem, mas qual a consequência de menos colágeno nos cabelos ou na calvície?”

Como o colágeno faz parte da estrutura capilar - o cabelo é constituído basicamente de proteínas - ele tem importante papel nos níveis saudáveis de umidade dos fios, preenchendo as ranhuras e uniformizando a cutícula dos cabelos.

O colágeno também cuida dos folículos capilares: quando danificados, prejudicam o nascimentos de novos fios e o seu processo de crescimento. Os peptídeos de colágeno protegem a atividade dos folículos por ativarem a circulação sanguínea do couro cabeludo e estimularem genes específicos do bulbo capilar na fase inicial de crescimento dos cabelos (fase anátema). Ao aumentar o suprimento de aminoácidos no sangue, a suplementação de colágeno aumenta a presença de queratina nos fios e melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo: os folículos capilares obtêm os nutrientes de que necessitam para ativar o crescimento dos cabelos.

Enquanto antioxidante, o colágeno hidrolisado ainda ajuda a neutralizar os radicais livres capazes de afetar textura, crescimento e espessura dos fios. Eis, portanto, porque a reposição de colágeno é tão importante para ajudar no combate à queda dos cabelos, à calvície, no rejuvenescimento dos fios, para cabelos mais fortes, brilhantes e com crescimento saudável. Associado a produtos específicos e de uso no couro cabeludo como conhecemos - o shampoo certo e o tônico fortalecedor do bulbo capilar - temos provas de sucesso em muitos homens que lutam contra a calvície, ou para aqueles que "jogaram a toalha" para o tema, mas que ainda há solução: desde que haja folículo capilar, há como fortalecê-los!

Unhas mais fortes

A reposição de proteínas nas unhas é feita também pelo colágeno. Outra proteína que constitui as unhas é a queratina (também presente nos cabelos): junto com o colágeno, a queratina tem a ação de fixar, na raiz da unha, os sais minerais responsáveis pela saúde, brilho, crescimento e resistência das unhas. Unhas quebradiças e de crescimento lento (normalmente quando as unhas estão fracas, o cabelo também está) também pedem suplementação de colágeno. Quanto mais colágeno no corpo, mas presentes serão os minerais essenciais responsáveis pela saúde e crescimento das unhas.

Colágeno fortalece unhas

Como viver sem os níveis otimizados de colágeno?! Impossível, se queremos cabelos e unhas fortes e mais saúde das articulações, cartilagens, etc. Como a produção natural decai ao longo da vida - já vimos isso -, resta-nos suplementar com colágeno hidrolisado (quanto mais “quebrado”, maior absorção: observe bem os do mercado!), e que seja composto por importantes vitaminas e sais minerais que dão eficiência ao seu processo de reposição. Ainda que nossos padrões de beleza ou de saúde se alterem na aparência ao longo dos anos, hoje os recursos são muitos e os padrões de idade mudaram bastante: basta olharmos para os nossos pais ou avós (nascidos nos anos 30-40) e para nós hoje - especialmente as mulheres! A idade parece ter se tornado apenas um número! Que bom que tudo isso existe hoje e nos permite avançar com muita qualidade de vida e com esse ar que irá sempre representar o estado de espírito que todos sentem internamente: o de jovialidade!!!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page