Porque Marketing de Relacionamento

O Novo Mundo do Empreendedorismo

O "Negócio do Século XXI" é um livro para empreendedores interessados em conhecer o novo mundo do empreendedorismo do século. Livro de Robert Kiyosaki lançado no Brasil em 2012, fala exclusivamente do marketing de relacionamento, marketing de rede, marketing multinível. Para pessoas que gostam de ajudar pessoas.

No meu caso já li e reli este livro 2 vezes. E o principal motivo dessas releituras são sempre, não somente entender os negócios da vida, mas sim compreender a mensagem principal do livro. Compreender é muito mais profundo que apenas entender. Ao final da segunda vez que li este livro compreendi que “O Negócio do Século XXI” é muito mais do que apenas dinheiro, é marketing de relacionamento, é conhecer pessoas novas e viver mais feliz. Afinal, ninguém vive sozinho(a).

"As pessoas mais ricas do mundo constroem redes e todas as outras procuram empregos."

O autor, Robert Kiyosaki (http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Kiyosaki) – conhecido no Brasil principalmente pelo livro “Pai Rico, Pai Pobre“ – é especialista em finanças, educador financeiro, investidor de sucesso e autor de vários “Best sellers“. No livro Robert Kiyosaki irá lhe dar a informação que você precisa para um plano realista e eficaz para construir a aumentar sua riqueza.

A história de “Pai Rico e Pai Pobre” é uma história verdadeira de dois pais com dois tipos de valores e conceitos completamente diferentes. Traz alternativas de investimentos e demonstra que há mesmo um novo modelo de negócio no mercado brasileiro.

Por exemplo: o “Pai Pobre” de Kiyosaki sempre dizia para ele ir para escola tirar boas notas: "Consiga um emprego com salário alto, trabalhe duro, não gaste mais do que tem, economize dinheiro, tenha um bom plano de aposentadoria, etc etc etc… ". Já seu “Pai Rico” dizia: : Muitas poucas pessoas têm uma aposentadoria tranquila dessa maneira: construa um negócio próprio”.

Robert Kiyosaki aborda nesse livro principalmente um tipo de investimento específico, o marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, marketing de relacionamento ou networking marketing. 

Independente do nome que se queira chamar, o objetivo é o mesmo: criar uma rede e com isso obter renda residual.

O autor indica esse tipo de investimento principalmente para quem não tem um grande volume de dinheiro para iniciar um negócio próprio, pois em geral o investimento inicial é muito baixo e a possibilidade de retorno, muito alta.

Na página 71 Kiyosaki diz: “A propósito, a verdade sobre as franchising é que, como proprietário de uma franquia, você é parte de uma rede – mas não possui a rede, você é dono apenas do seu negócio em particular. Como proprietário de um marketing de rede, por outro lado, você não só constrói a rede, como também tem a própria rede. Isso lhe dá uma tremenda alavancagem financeira. Você ganha por toda a rede que você construiu: a sua".

Kiyosaki acredita tanto nesse nicho de mercado que ele chega a alegar quem se perdesse toda sua fortuna hoje, começaria do zero focando no marketing multinível. Aconselha ainda seus leitores para que tenham muito cuidado na hora da escolha da empresa com quem vai trabalhar.

Sabemos, que hoje em dia, há diversas empresas na internet oferecendo ganhos rápidos e fáceis. Inclusive apenas colando e copiando anúncios. (...).  O que Kiyosaki sugere não tem nada haver com ganhar dinheiro fácil, mas sim em criar uma rede de consumidores através de seus relacionamentos com amigos, familiares e conhecidos. Um negócio que já existe desde 1903 e foi regularizado em 1930 no EUA e apenas em 1969 foi reconhecido com profissão no Brasil. Note-se que ainda é muito novo no Brasil.

Assim como em qualquer ramo, existem as boas e más companhias. Na página 109, o autor cita alguns critérios que deveriam ser analisados antes da decisão de escolher com que empresa trabalhar no marketing de rede:

- empresas comprometidas com o desenvolvimento das habilidades dos seus integrantes, ou seja, plano de educação e formação;

- qualidade dos produtos;

- idoneidade e gestão empresarial;

- remuneração.

Em relação ao perfil das pessoas propensas a serem bem sucedidas nesse negócio, prefere valer-se das palavras de Donald Trump: “O marketing de rede exige espírito empreendedor, e isso significa foco e perseverança. Não recomendo para as pessoas que não sejam altamente motivadas”.

Acrescenta também que não é preciso ser um bom vendedor e nem um gênio. O quesito principal é duplicação, afinal o seu resultado isolado é irrelevante. O objetivo é o resultado da rede. Por isso a alavancagem é uma grata característica.

Depois de analisar vários pontos, Robert Kiyosaki alerta para uma falsa expectativa: o retorno rápido. Ele nega essa percepção, afirmando que é preciso haver atitude certa e tempo hábil para que você consiga ser bem sucedido no marketing multinível. Em média de 2 a 5 anos.

Vale lembrar que nesse livro ele cita que não participa de nenhuma empresa de marketing de relacionamento e que ele não é associado a nenhuma companhia nem fez sua fortuna com esse tipo de negócio.

Conclusão
 

Para quem procura um tipo de investimento com baixo custo inicial, o livro é uma ótima fonte de informação. Para quem busca diversificação, também é um caminho.

Na pior das hipóteses serve para ajudar a dissipar um pouco do preconceito que existe contra esse tipo de business que existe desde 1903 e que já é muito difundido nos EUA, Europa e Ásia, mas que ainda enfrenta muitas barreiras no Brasil.

Todos os dias você transmite ensinamentos e compartilha oportunidades de negócios com a família, os amigos, os vizinhos e os companheiros de trabalho, assim como com desconhecidos. Você está vendo e vivenciando os benefícios e a liberdade proporcionados por um negócio próprio. Como explicam os best-sellers "Pai Rico, Pai Pobre" e "Independência Financeira", depois que aprendemos de que forma o dinheiro verdadeiramente funciona e os segredos essenciais da geração de riqueza, é fácil perceber que ter uma empresa de marketing de rede ou marketing de relacionamento pode ser “o negócio do século XXI” para muita gente.

Fonte: resenha do site Finanças Forever

Toda vez que você pensa que não pode fazer alguma coisa, alguém pensa que pode.

Maria da Graça Congro

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